Horário de funcionamento De segunda-feira a sexta-feira, das 13H30 às 17H30

Curitiba, Paraná

Rua José Loureiro, 43 - Centro - Curitiba - Paraná

Institucional

NossaHistória

Fundação do
IHGPR

O Instituto Histórico e Geográfico do Paraná foi fundado no dia 24 de maio de 1900. Seu nascimento ocorreu como parte das comemorações do quarto centenário da chegada dos portugueses nas futuras terras brasileiras, no litoral baiano.

Sob coordenação do jornalista, professor, historiador e homem público Alfredo Romário Martins, o instituto não tinha sede própria na sua fundação, funcionando em instalações da Biblioteca do Paraná, do Clube Curitibano e na residência do próprio Romário Martins. O IHGPR foi fundado sob inspiração do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), que remonta suas atividades ao início da segunda metade do século 19, tendo o então imperador Dom Pedro II como grande incentivador de atividades que buscassem avaliar e estimular temas envolvendo os ramos da Ciência e da História.




O primeiro presidente do IHGPR foi o general José Bernardino Bormann, que permaneceu na função até 1905. O instituto enfrenta dificuldades nos anos seguintes e não consegue manter uma frequência regular nas atividades, passando por um período de reformulações que deu sobrevida a partir de 1911.

Em 1917, é lançado o primeiro boletim com artigos de fundo de seus associados envolvendo a memória histórica, meio-ambiente, botânica, antropologia, geografia, e qualquer assunto que tenha a pesquisa como centro de difusão do conhecimento e de assuntos envolvendo a trajetória do Paraná. O boletim continua sendo editado e constitui, junto com o acervo abrigado na biblioteca do instituto, grande referência na área da pesquisa.

 

Novos desafios

 

Em 1925, o IHGPR enfrenta novas dificuldades e acaba em um período de mais de duas décadas sem qualquer atividade. Ele será reativado a partir de 1945. Neste ano, é realizada nova reunião que consolida a reativação do instituto. Romário Martins é nomeado presidente perpétuo, função que exerceu até sua morte em 1948, sendo então nomeado como patrono do Instituto.

Também ocorre definição para uma nova sede, nas instalações do Círculo de Estudos Bandeirantes. O IHGPR passa a ocupar prédio próprio na rua José Loureiro em 1959, em terreno que havia sido doado pela prefeitura de Curitiba em 1953.

O IHGPR desde os primórdios de sua atuação até os dias de hoje tem se destacado por servir de referência de divulgação do conhecimento relacionado à pesquisa, memória e publicação acadêmica. O instituto, ao longo de suas décadas de existência, tem auxiliado na defesa dos interesses do Paraná e do Brasil. A organização de conferências e palestras em sua sede também constitui outro ponto de referência para manter o debate com o setor acadêmico, especialistas e entusiastas de estudos sobre fatos que marcaram a trajetória paranaense.

 +

Anos de existência

 

Documentos Catalogados

 

Membros

 

Prêmios Recebidos