Horário de funcionamento De segunda-feira a sexta-feira, das 13H30 às 17H30

Curitiba, Paraná

Rua José Loureiro, 43 - Centro - Curitiba - Paraná

Notícias

Blog

Os boletins do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná (IHGPR) representam um retrato ativo e ao mesmo tempo memorialístico dos assuntos que marcaram e continuam a influenciar os rumos do Estado e do país.

Desde o primeiro número, lançado em 1917, o conteúdo tem primado pela discussão de temas estruturais, que causam impacto nas gerações atuais e futuras. A biblioteca do IHGPR dispõe de todas as edições para pesquisa.

A primeira edição é exemplo de diversidade de temas e do alto nível dos debates. Além de abordar sobre a fundação do IHGPR, no ano de 1900, o boletim traz artigo do engenheiro Moreira Garcez (que foi prefeito de Curitiba) a respeito do 1o. Congresso de Estradas de Rodagem, evento em que ele participou como delegado representando o Paraná.

O boletim pioneiro ainda apresenta textos que tratam de uma possível união dos estados do Paraná e Santa Catarina e a chegada dos portugueses ao Brasil. 

Fazendo jus a sua vocação de abrigar olhares de vanguarda, o boletim do IHGPR aborda a questão energética trazendo dados sobre a pesquisa de jazidas de petróleo, notícias sobre as minas de carvão de pedra na bacia do rio das Cinzas e descobrimentos marítimos.

Quem quiser saber como era o Paraná nos anos de 1820 e 1853 (ano de sua emancipação), vai encontrar detalhes interessantes no primeiro boletim, assim como um artigo sobre a fundação da Villa de Curitiba, de autoria do presidente perpétuo do instituto, Romário Martins. 

O tema ecológico também está presente, com reprodução de artigo datado de 1876 assinado pelo engenheiro André Rebouças (um dos autores do projeto da Estrada da Graciosa e da ferrovia Curitiba-Paranaguá) discorrendo sobre a criação de uma grande área de preservação ambiental no Paraná, o Parque Nacional do Guayra.

 

Comentários (0)

Deixe um comentário