Os últimos dois anos foram movimentados no IHGPR para mantê-lo em funcionamento, apesar da pandemia da Covid-19.As reuniões tiveram de ser interrompidas e os eventos de palestras e lançamentos de livros também. Isso ocasionou quase a interrupção completa das atividades do instituto. No entanto, a direção estava ciente da importância de manter o funcionamento, mesmo com a programação interrompida e todos os reflexos causados com a pandemia.
Ao aproveitar o período de interrupção das atividades, a direção do IHGPR aproveitou para fazer uma série de intervenções envolvendo obras internas na sede, na gestão financeira e administrativa e reprogramando as estratégias de atividades. Essa movimentação permitiu que a partir deste ano, o instituto volte a funcionar a plena atividade, com as contas em dia, a sede com reformas importantes e uma série de novas ações em sua programação de atividades.
Colaboradores
O pagamento dos funcionários foi mantido em dia, e sem redução de salário. Medidas de contenção da Covid-19 foram tomadas para proteger a todos, com autorização para desempenhar o trabalho de forma remota enquanto fosse necessário.
A direção também realizou outro trabalho importante: revisão geral e reparos na estrutura elétrica da sede do instituto, aumentando a segurança contra a ocorrência de panes e incêndios. O telhado também foi reformado, pois havia infiltrações que poderiam danificar o acervo de documentos e livros localizados no segundo piso da sede.
Um novo sistema de ar condicionado e a instalação de um portão reforçado na entrada principal completaram o plano de renovação da infraestrutura do IHGPR. O novo site do IHGPR foi outra iniciativa para dinamizar a comunicação do instituto com a sociedade. O diretor de Publicações, Saulo Adami, será o responsável pela gestão do conteúdo, com apoio de jornalista contratado pelo presidente.
Homenagem
O presidente do instituto, desembargador Paulo Hapner, enalteceu também a colaboração do setor de tesouraria e da equipe de funcionários, sempre prontos a auxiliar na manutenção das atividades mesmo diante de tantas dificuldades causadas pela Covid-19. Ele lembrou dos integrantes associados que faleceram em decorrência de causas naturais e por causa da Covid-19.
“Perdemos pessoas que foram importantes para os rumos do Instituto, vamos honrar seus nomes tocando as nossas atividades e fazendo valer a razão de existirmos, que é valorizar a pesquisa histórica e a memória do Paraná e do Brasil”, disse Hapner.
A postura de diálogo e de ouvir a todos para balizar as decisões serão a marca da nova diretoria no biênio 2022/2023. Na eleição, a chapa concorrente, em homenagem aos 200 anos de independência do Brasil, adotou o nome de “Bicentenário”.
“Sabemos as dificuldades que todos enfrentaram. Resta agradecer a confiança depositada na diretoria. Tenham a confiança que vamos continuar gerenciando as coisas do instituto depois de escutar a todos. Estamos dentro dos trilhos”, afirmou o presidente Paulo Hapner.
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